Marketing Olfativo  

Estratégia para diferenciar sua marca

O marketing olfativo transformou-se em uma importante ferramenta na estratégia de diferenciação das empresas, atuando diretamente nas emoções dos clientes e criando experiências fortes e duradouras associadas às marcas.


  • O Olfato
  • Marca Olfativa

O olfato é o sentido mais forte instigador da memória.

Dentre todos os sentidos, o olfato é o mais primitivo e está localizado na mesma parte do cérebro que afeta as emoções, a memória e a criatividade. É ele que nos permite identificar alimentos, perfumes e flores ou outros elementos da natureza. Da mesma forma, nos impede de beber leite que azedou e pode nos alertar para a presença de gás ou fogo.

Os seres humanos são capazes de distinguir mais de 10.000 moléculas de cheiros diferentes. Por estar intimamente ligado à memória, ao humor, à concentração e ao estresse, é capaz de nos remeter a momentos bons ou ruins pelos quais passamos há anos atrás.

O sistema olfativo humano se ajusta ao longo do tempo e começa a ter dificuldades para detectar odores bons e ruins que não sejam muito fortes. Isso é chamado de adaptação olfativa e, normalmente leva apenas uma hora para o ser humano se adaptar a um odor ou cheiro. Por exemplo, pessoas que trabalham em um ambiente perfumado, muitas vezes perdem a capacidade de detectar o aroma, mesmo que qualquer um que entre no local possa facilmente percebê-lo.

Com os diversos recursos disponíveis atualmente para atrair a atenção do público, torna-se cada vez mais difícil destacar uma marca das outras. Nesse contexto, a criação de uma marca olfativa surge como uma grande oportunidade de diferenciar uma marca e chamar atenção para seus atributos. Por isso, muitas empresas já estão usando os aromas como parte das estratégias de marketing multi-sensorial para melhorar a experiência de compra e conquistar a fidelidade do consumidor. Uma composição aromática alinhada com os valores da marca é capaz de atrair a atenção de seu público, criando um ambiente confortável e podendo, por exemplo, aumentar o tempo de permanência em uma loja e, consequentemente, a possibilidade de compra.

Estudos mostram que o impacto causado por uma marca pode ser 30% maior quando mais de um sentido é explorado nas mensagens. Quando três sentidos são integrados em uma mesma mensagem, esse incremento pode chegar a 70%.

Através de associações com experiências anteriores, os aromas podem desenvolver fortes conexões emocionais com a marca e promover vendas e fidelização de clientes.